quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Epi e Epc

Bem, no que mais poderíamos começar senão pelos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e equipamentos de proteção coletivos (EPC’s). Tais equipamentos foram criados para ajudar o(s) trabalhador(res) de determinada área à trabalhar de maneira mais segura, minimizando ou evitando que alguns riscos previamente conhecidos aconteçam. Mapeando os acidentes que mais ocorrem em determinado trabalho teremos assim a possibilidade de definir os epi’s e epc’s necessários para tal função. Em uma construção civil, por exemplo, teríamos uma variedade de riscos e consequentemente uma variedade de equipamentos para minimiza-los, tais como:


Capacete

Óculos de Segurança



                        
                          Abafador tipo Concha
Abafador tipo Plug-in




Colete Refletor


Cinto de Segurança tipo paraquedista


Cada equipamento exerce separadamente sua função de proteção, sendo assim, a falta de algum deles deixa o trabalhador com maior possibilidade de sofrer um acidente. As empresas são obrigadas a distribuir todos os equipamentos necessários para que determinado trabalhador exerça sua função de forma segura e substituí-los caso ocorra alguma avaria, porém a higienização e conservação dos mesmos são de responsabilidade do próprio trabalhador. Se o trabalhador observar que determinada atividade precisa de um equipamento diferente para protegê-lo, pode e deve informar ao seu superior sobre essa atividade e obviamente se já tiver, propor uma forma de resolvê-lo. Seu superior iria reportar para as pessoas responsáveis para que sua opinião seja analisada de acordo com a saúde e segurança. Toda informação com relação a segurança é importante, portanto, não tome um profissional da segurança por "puxa saco", "chato", "fofoqueiro" etc, eles está apenas tentando salvar sua vida!

sábado, 17 de agosto de 2013

Saúde e Segurança do Trabalho



Quem não pretende sair de casa de manhã para trabalhar ou para exercer qualquer outra atividade diária e no final daquele expediente, "impecável", rever sua família? Se considerarmos a quantidade de riscos que estamos exposto desde que sairmos de casa até a volta para mesma, podemos ter certeza de que estamos em desvantagens. Quem nunca atravessou uma faixa sem olhar, mesmo com o sinal fechado? Quem nunca saiu de moto e por ser apenas metros a distancia a ser percorrida, nem se preocupou com o capacete? Não há trabalho/tarefa que não possua riscos. A medida que o mundo evolui, as atividades e consequentemente, seus riscos mudam junto. Não podemos fazê-los desaparecer completamente, mas podemos minimizá-los tornando a cultura de saúde e segurança como parte da nossa, conscientizando outras pessoas do benefício que essa cultura pode lhes trazer e atuando juntos de maneira preventiva. Daí vem a idéia de segurança do trabalho.
"Segurança do trabalho é um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas usadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras dos ambientes quer instruindo ou convencendo as pessoas da implementação de práticas preventivas" (CHIAVENATO, 1999, p.381).
Sendo assim, esse blog tratará de tais medidas, não priorizando determinada atividade profissional, mas de uma forma mais generalizada. Atuando como um multiplicador para a área de Segurança do Trabalho.